Carneiro Contabilidade


Dívida tributária: Receita investiga grupo empresarial que se estruturou para fraudar pagamento

  • 07/06/2023



    Dívida tributária: Receita investiga grupo empresarial que se estruturou para fraudar pagamento

     

    A Receita Federal e a Polícia Federal, em ação integrada, deflagaram nesta terça-feira (6), a Operação Ponto Final, que visa combater operações empresariais que foram esquematizadas com o propósito de fraudar o pagamento de dívida tributária e blindar o patrimônio de seus proprietários. 

    A dívida de impostos e contribuições sociais federais do grupo empresarial com a União é de quase R$ 1 bilhão, uma parte inscrita em Dívida Ativa e outra parte em cobrança no âmbito da Receita Federal.

    Para alcançar o seu intento, a organização empresarial se envolveu em práticas fraudulentas, abrangendo: 

    Simulações;
    Abuso da personalidade jurídica
    Sonegação de tributos;
    Blindagem patrimonial;
    Fraude à execução fiscal. 
    O grupo econômico explora o serviço público de transporte por ônibus de passageiros urbano, intermunicipal e interestadual, bem como o transporte de cargas e encomendas. 

    Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, em Belo Horizonte, Brumadinho, Montes Claros, Nova Lima e Sabará, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte.  

    Participam da operação 43 integrantes da Receita Federal, sendo eles auditores-fiscais e analistas-tributários, e 95 policiais federais. 

    Os responsáveis pelo grupo empresarial poderão vir a responder judicialmente pelos crimes de apropriação indébita previdenciária, sonegação de contribuição previdenciária, fraude à execução, contra a ordem tributária, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e organização criminosa. 

    Informações sobre a operação serão repassadas na entrevista coletiva que ocorrerá na Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais.

    Fonte: Contábeis


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo